Electromiografia (aula prática) 29/09/09 (Cristina Sena) Princípios fisiológicos dos biopotenciais: tipos de sinais bioeléctricos. Electromiografia: definição; aplicações práticas; sistema de aquisição utilizado; eléctrodos (tipos de eléctrodos; preparação da pele e colocação dos eléctrodos); conceito de amplificação diferencial; fontes de ruído; processamento do sinal electromiográfico (análise por frequência e por amplitude do sinal). Execução de experiências utilizando o Biopac Student Lab, Ultimate System: EMG standard e integral do sinal EMG (registos ao nível dos músculos do antebraço). Recrutamento de unidades motoras e fadiga muscular. Análise dos resultados: avaliação da relação EMG/força.
Fisiologia do Músculo: simulação de experiências e revisão dos conceitos teóricos e práticos (aula prática) 06/10/09 (Paula Moreira) 1. Simulação de experiências: utilização, pelos alunos, do programa, Muscle Physiology, Sheffield Bioscience Programs. 2. Revisão dos conceitos teóricos e práticos: utilização do programa, Interactive Physiology (Muscular System), Benjamin Cummings Publishing Company, ADAM software Inc. (aprendizagem assistida por computador).
Fundamentos de Electrocardiografia; execução e interpretação do ECG (aula prática) 13/10/09 (Paula Moreira) 1. ECG: definição. Derivações electrocardiográficas: bipolares e unipolares dos membros e pré-cordiais. Identificação das ondas no ECG (P, QRS e T). Leis de Einthoven. Determinação do eixo eléctrico no plano frontal. 2. Execução de um electrocardiograma (sistema Biopac Student Lab, Ultimate System) em repouso e após exercício físico moderado; determinação das ondas electrocardiográficas em DI, DII e DIII. Determinação da frequência cardíaca, das amplitudes das ondas e do eixo eléctrico.
Medição da Pressão arterial e Sons Cardíacos; relação com o ECG (aula prática) 20/10/09 (Paula Moreira) 1. Pressão arterial. Métodos indirectos de medição da pressão arterial. Sons de Korotkoff. Pressão arterial média. Registo simultâneo da pressão arterial sistémica e ECG em diferentes condições: em repouso e após exercício físico. 2. Execução de um electrocardiograma em simultâneo com o registo dos sons cardíacos utilizando o sistema Biopac Student Lab, Ultimate System. Função das válvulas cardíacas. Relação entre os eventos eléctricos e mecânicos durante o ciclo cardíaco.
Fisiologia do Músculo Liso Arterial. Disfunção Endotelial (aula teórico–prática) 03/11/09 (Cristina Sena) Factores circulantes vasoconstritores e vasodilatadores. Vasoconstrição: 1- Mecanismos subcelulares. 2- Factores extrínsecos; adrenalina e noradrenalina; neurotransmissores não adrenérgicos, não colinérgicos; angiotensina II; vasopressina. 3- Factores derivados do endotélio; endotelina; outros factores constritores derivados do endotélio. Vasodilatação: 1- Factores extrínsecos; acetilcolina; neurotransmissores não adrenérgicos, não colinérgicos; cininas. 2- Factores derivados do endotélio: óxido nítrico; prostaglandinas; EDHF; outros factores vasodilatadores derivados do endotélio. Shear stress. Disfunção Endotelial: 1- Disfunção endotelial: desequilíbrio entre factores de relaxamento e contracção, entre mediadores anti e pró-coagulantes e entre factores de promoção e inibição do crescimento das células musculares lisas; a hiperglicemia na patogénese da disfunção endotelial. 2- Microalbuminúria, nefropatia diabética e disfunção endotelial. 3- A disfunção endotelial como marcador precoce de complicações vasculares. 4- Métodos de avaliação da função endotelial e suas alterações na hipertensão arterial e na diabetes mellitus.
Avaliação da Função Pulmonar. Provas Funcionais Respiratórias (aula prática) 10/11/09 (Cristina Sena) 1. Espirometria: principais funções; os diversos testes da função pulmonar. 2. Espirómetros em circuito fechado e em circuito aberto. Volumes e capacidades pulmonares. Determinação da CRF/VGIT (Método de diluição do hélio). Volumes dinâmicos/débitos pulmonares. Estudo da expiração máxima forçada: Curvas Volume/Tempo e Índice de Tiffeneau; Curvas Débito/Volume inspiratórias e expiratórias máximas; variações do débito na expiração. 3. Pletismografia Corporal Global. Estudo da capacidade de difusão do CO/DLCO. 4. Determinação da PO2, da PCO2 e do pH no sangue arterial (gasometria). 5. Exemplos de patologias que alteram os volumes e os débitos expiratórios. 6. Execução destas provas ventilatórias e interpretação dos resultados obtidos, utilizando o Biopac Student Lab, Ultimate System: avaliação de volumes e capacidades (volume corrente, volume de reserva expiratória, volume de reserva inspiratória e capacidade vital); correlação com os valores esperados. Estudo da capacidade vital forçada. Determinação do FEV1, FEV2, FEV3 e cálculo do Índice de Tiffeneau.
Matriz Extra-celular, Proteínas de Adesão Celular, Factores de Crescimento e Angiogénese (aula teórico–prática) 17/11/09 (Cristina Sena) 1- Matriz extracelular e interacções célula-matriz: Funções gerais da matriz extracelular e seus constituintes. Funções específicas dos glicosaminoglicanos, das proteínas fibrosas e das glicoproteínas estruturais. Proteínas de adesão celular e suas funções: selectinas, integrinas, caderinas e família das imunoglobulinas. 2- Factores de crescimento: Funções gerais e funções específicas de diferentes factores de crescimento como TGFß1, FGF, PDGF, HGF, VEGF e Angiopoietinas. 3- Angiogénese: Origem (células precursoras endoteliais e vasos pré-existentes). Relação da angiogénese com os factores de crescimento.
Métodos de Pesquisa e Elaboração de uma Apresentação em PowerPoint (aula prática) 24/11/09 (Cristina Sena e Paula Moreira) Orientação dos alunos no que concerne à interpretação e análise crítica dos artigos científicos e respectivas apresentações.
SEMINÁRIO 04/12/09 (10-13h) (Cristina Sena, Paula Moreira e Raquel Seiça)
TEMA- Alterações da hemóstase: consequências médicas Apresentações de artigos científicos pelos alunos e discussão dos mesmos.
Fisiologia do Sistema Urinário e Avaliação da Função Renal. Diálise. (aula prática) 15/12/09 (Sérgio Lemos) 1. Técnicas contínuas e intermitentes de substituição da função renal: 1.1. Introdução 1.2.Princípios do transporte de solutos nos diferentes procedimentos (hemodiálise, hemofiltração, hemodiálise contínua, ultrafiltração contínua e hemodiafiltração) 1.3. Acessos vasculares 1.4. Dialisadores 1.5. Técnicas convectivas (hemofiltração e ultrafiltração contínuas) e de difusão (hemodiálise contínua). Técnica mista (hemodiafiltração) 1.6. Anticoagulação 1.7. Regras principais de vigilância do bom funcionamento dos sistemas 2. Noção de depuração da creatinina. Noção de carga tubular. 3. Exemplos práticos.