fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2008 - 2009 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
Teoria Quântica de Campos
F
2008 . 2009  - 2º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION
ACADEMIC DOCS        


syllabus and bibliography


Programa

1.QUANTIZAÇÃO DE CAMPOS CLÁSSICOS


1.1 Quantização do campo da corda unidimensional não relativista - Passagem do sistema discreto de partículas para um sistema de um campo contínuo e respectivas equações de Euler-Lagrange. Expansão do campo da corda unidimensional em modos normais e sua quantização. Definição do momento canonicamente conjugado do campo e as respectivas relações de comutação generalizadas. O operador número de fonões e respectivos estados próprios. Interpretação dos fonões como partículas com uma dada energia e momento.
1.2 Quantização do campo electromagnético - A densidade lagrangiana do campo electromagnético e as equações de Maxwells como equações de Euler-Lagrange. Invariância de "gauge": a "gauge de Coulomb e "gauge" de Lorentz. Expansão do tetravector vector potencial em ondas planas. Os vectores de polarização e o carácter transverso do vector potencial. Quantização do campo electromagnético. A relação de comutação entre o potencial vector e o seu momento canonicamente conjugado. Definição do momento angular do fotão. Identificação das componentes de momento angular orbital e de spin.


2. SEGUNDA QUANTIZAÇÃO

2.1 Os conceitos de primeira e segunda quantização. As limitações da Mecânica Quântica Relativista e a necessidade de uma Teoria Quântica de Campos.Semelhanças entre os processo de quantização do campo electromagnético e de quantização das teorias de Schrödinger, de Klein-Gordon e de Dirac.
2.2 Quantização da teoria de Schrödinger. Verificação de que esta teoria pode ser quantizada tanto com operadores criação e destruição que comutem como com operadores que anti-comutem.
2.3 Quantização dos campos de Klein-Gordon com carga. Quantização do campo de Dirac. As densidade lagrangianas destes campos, as respectivas equações de movimento, momentos canonicamente conjugados, densidades hamiltonianas e hamiltonianos. A condição de que a energia total seja positiva e a consequente relação de comutação (anti-comutação) entre os operadores. A relação entre spin e estatística.

3. SIMETRIAS

3.1 As simetrias em Teoria Quântica de Campos. O teorema de Noether. Exemplo de correntes que se conservam. Invariância de um teoria sob uma dada transformação de simetria e invariância dos elementos de matriz - regra de transformação de operadores.
3.2 Simetrias discretas: paridade, conjugação de carga e inversão temporal - A transformação de paridade (inversão espacial) - a transformação das coordenadas e a transformação dos campos. A transformação de conjugação de carga. O operador inversão temporal como operador anti-unitário e suas propriedades. Transformação de operadores e de elementos de matriz sob transformações unitárias e anti-unitárias. Os efeitos das três operações de simetria discretas sobre campos escalares, spinoriais e vectoriais. Implicações para as transformações dos operadores criação (destruição) dos quanta associados aos campos em questão. O comportamento do momento angular sob transformação de paridade. O teorema de PCT e suas implicações. Actuação da operação PCT sobre os diversos campos. A violação CP - ilustração com o sistema bar K_0 K_0.


4. TEORIA DE CAMPOS COM INTERACÇÃO

4.1 A densidade lagrangiana total de um sistema de partículas não livres. Características a que deve obedecer uma densidade lagrangiana de interacção. Teorias de tipo φ^3 e φ^4. Exemplos. O operador evolução temporal e a matriz S.
4.2 O conceito de propagador – Revisões. O propagador como o valor expectável no vácuo do produto ordenado no tempo de dois operadores de campo.
4.3 Introdução às regras de Feynman para teorias Φ3 e Φ4. Cálculo de decaimentos e de amplitudes de scattering. O teorema de Wick. Cálculo da amplitude de scattering de duas partículas escalares no âmbito da teoria Φ3, diagramas directos e de permuta. Cálculo da secção eficaz diferencial, a matriz M em função das variáveis de Mandelstam.
4.5 Introdução às regras de Feynman em QED. O lagrangiano que descreve fermiões em interacção com o campo electromagnético. Apresentação das regras de Feynman para QED. Aplicações.

 

       

bibliografia recomendada


Bibliografia de base


 
Bibliografia
[ J. D. Bjorken e S. D. Drell, Relativistic Quantum Fields, McGraw-Hill, 1965 F. Gross, Relativistic Quantum Mechanics and Field Theory, John Wiley & Sons, 1993. F. Mandl e G. Shaw, Quantum Field Theory, John Wiley, 1984 C. Itzykson e J. Zuber, Quantum Field Theory, Dover, 2006. P. Ramond, Field Theory : A Modern Primer, Addison Wesley, 2001   ]

Bibliografia complementar

 
Bibliografia complementar
não definida
 

       


Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt