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2018 . 2019 - º semestre
syllabus and bibliography Introdução 1. Sentido do currículo na educação formal 1.1. História do currículo e tendências heurísticas que revela 1.2. Emergência e justificação da educação científica no currículo formal 1.3. Potencialidades e limites do currículo escolar na educação científica 2. Estudo do currículo 2.1. Teorias curriculares e esquemas de desenvolvimento curricular delas derivados 2.2. Especificidades da educação científica e suas implicações para domínio curricular 2.3. Tentativa de definição de currículo no presente 3. Orientações curriculares no e para o actual Sistema Educativo 3.1. Linhas gerais de conceptualização e desenvolvimento curricular 3.2. Conceptualização e desenvolvimento curricular na área do ensino das ciências * 4. Planos curriculares para o ensino das ciências 4.1. Programas aferidos * 4.2. Programas em estudo * 5. Desenvolvimento curricular na área do ensino das ciências 5.1. Decisões curriculares na área do ensino das ciências: sua justificação e articulação * 5.2. Componentes e características dos planos curriculares para o ensino das ciências 5.3. Fases de desenvolvimento curricular: diagnóstico, pré-acção, interacção, e pós-acção. Síntese Bibliography of reference Bidarra, G; Festas, I. & Damião, M. H. (2007). Pedagogia ou demagogia construtivista? As orientações curriculares no ensino básico em Portugal Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (No prelo).Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção: planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva. Damião, M.H. (2004). (Ainda) sobre a noção de competência na educação escolar básica. Gazeta da Física, n.º de Julho-Setembro. Damião, M.H. (2007). Tradição e inovação em educação: breve incursão pelo plano de estudos inaciano M. Gonçalves; C. B. Morais; & J. M. Lopes (2007). Repensar a escola hoje: o contributo dos Jesuítas. Universidade Católica Portuguesa, Braga, 179-193. Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica (2001). Curriculum Nacional do Ensino Básico: Competências essenciais. Lisboa: ME/DEB, 9-11. Ministério da Educação. Departamento do Ensino Secundário, Programas disciplinares aprovados para as Ciências Experimentais Pacheco, J. A. (s.d). Competências curriculares: as práticas ocultas nos discursos das reformas. Braga: Universidade do Minho. Quintana Cabanas, J. M. (2005). Crítica pedagógica de los sistemas educativos occidentales. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, 13 (46), 55-66. Savater, F. (1997). O valor de educar. Lisboa: Presença, 82-101 e 102-116. |