fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2007 - 2008 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
2007 . 2008  - º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


syllabus and bibliography
Introdução
1. Teorias socioconstrutivistas e ensino das ciências
1.1. Princípios socioconstrutivistas: a construção do conhecimento, a contextualização e a complexidade, a natureza social da aprendizagem
1.2. Implicações educativas: os métodos da descoberta e da investigação, a aprendizagem a partir da resolução de problemas, os métodos de grupo e cooperativos
2. Teorias cognitivistas e ensino das ciências
2.1. A arquitectura cognitiva dos processos envolvidos na aprendizagem das ciências Características e limitações da memória de trabalho
2.2. A aquisição e a recuperação dos conhecimentos científicos
2.3. Implicações educativas
2.3.1. A instrução directa
2.3.2. O treino
2.3.3. A análise cognitiva de tarefas
3. Exemplos específicos de aplicação ao Ensino e Aprendizagem das Ciências

Bibliography of reference
- American Association for Advancement of Science (1993). Bencharmks for science literacy. New York: Oxford University Press.
- Anderson, J. R., & Schunn, C. (2000). Implications of the ACT-R learning theory: No magic bullets. In R. Glaser (Ed.), Advances in instructional psychology. Educational design and cognitive science (pp.1-33). Mahwah: Lawrence Erlbaum.
- Festas, I., (no prelo). Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais. In F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Coimbra: Almedina.
-Klahr, D., & Nigam, M. (2004). The equivalence of learning paths in early science instruction: Effects of direct instruction and discovery learning. Psychological Science, 15, 661-667.
- Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
- Santrock, J. (2006). Psicología de la educación (2ª ed.; Trad. Espanhola). México: McGraw-Hill.

see more ...

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt