fisica.uc.pt • Departamento de Física • Universidade de Coimbra
DEPT. DE FÍSICA
uc  ›  fctuc  ›   fisica  ›   disciplinas
fisica.uc.pt
o dept de física
pessoas
ensino
•lic. e mestrado
•doutoramento
•prog. erasmus
investigação
estudar aqui
actividades
contactos
 
2013 - 2014 ↑↓
escolha o ano lectivo:
2019.2020
2018.2019
2017.2018
2016.2017
2015.2016
2014.2015
2013.2014
2012.2013
2011.2012
2010.2011
2009.2010
2008.2009
2007.2008
2006.2007
2005.2006
2004.2005
2003.2004
2002.2003
CALENDAR
SUBJECTS
TIMETABLES
ROOMS
TEACHING MAP
EXAMS MAP
      
Theories and Models of Science Teaching and Learning
EC3
2013 . 2014  - 1º semestre
SYNOPSIS SYLLABUS TIMETABLE ASSESSMENT SPECIFICATION


syllabus and bibliography
Introdução
1. Teorias socioconstrutivistas e ensino das ciências
1.1. Princípios socioconstrutivistas: a construção do conhecimento, a contextualização e a complexidade, a natureza social da aprendizagem
1.2. Implicações educativas: os métodos da descoberta e da investigação, a aprendizagem a partir da resolução de problemas, os métodos de grupo e cooperativos
2. Teorias cognitivistas e ensino das ciências
2.1. A arquitectura cognitiva dos processos envolvidos na aprendizagem das ciências Características e limitações da memória de trabalho
2.2. A aquisição e a recuperação dos conhecimentos científicos
2.3. Implicações educativas
2.3.1. A instrução directa
2.3.2. O treino
2.3.3. A análise cognitiva de tarefas
3. Exemplos específicos de aplicação ao Ensino e Aprendizagem das Ciências

Bibliography of reference
- American Association for Advancement of Science (1993). Bencharmks for science literacy. New York: Oxford University Press.
- Anderson, J. R., & Schunn, C. (2000). Implications of the ACT-R learning theory: No magic bullets. In R. Glaser (Ed.), Advances in instructional psychology. Educational design and cognitive science (pp.1-33). Mahwah: Lawrence Erlbaum.
- Festas, I., (no prelo). Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais. In F. H. Veiga (Org.), Psicologia da Educação: Teoria, Investigação e Aplicação. Coimbra: Almedina.
-Klahr, D., & Nigam, M. (2004). The equivalence of learning paths in early science instruction: Effects of direct instruction and discovery learning. Psychological Science, 15, 661-667.
- Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
- Santrock, J. (2006). Psicología de la educación (2ª ed.; Trad. Espanhola). México: McGraw-Hill.

see more ...

Departamento de Física, UC ©2013
Contactos    Sugestões    Aviso legal     Emergência
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt
Search     Português    Login
acesso restrito a:
fisica.uc.pt
www.uc.pt
infordocente.uc.pt
inforestudante.uc.pt
lugus.uc.pt